Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Plano de Saúde - Carência de 24 horas para procedimentos de urgência e emergência

O Superior Tribunal de Justiça, estabeleceu em súmula 597, que em casos de urgência ou emergência, a carência será de 24 horas, mesmo que em contrato esteja prazo superior, conforme vejamos:

Súmula 597-STJ: A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação. STJ. 2ª Seção. Aprovada em 08/10/2017.

A definição de carência para o caso exposto é o tempo que a pessoa terá que esperar para poder gozar dos serviços oferecidos pelo plano de saúde. Normalmente esse prazo pode variar, dependendo do procedimento médico ou hospitalar.

Fato é que a carência não é proibida e deve ser previsto em contrato, mas existem limites como entendeu o STJ. A limitação além do mencionado acima, está disposto na lei nº 9.656/98.

Quais são os limites?

Em relação a recusa, ficou entendido através do Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, (STJ. 4ª Turma. AgInt no AREsp 949.288/CE, julgado em 20/10/2016), que a recusa indevida da operadora do plano de saúde em autorizar o tratamento do segurado é passível de condenação por dano moral, uma vez que agrava a situação de aflição e angústia do segurado, comprometido em sua higidez físico-psicológica pela enfermidade.

Portanto, esteja atendo aos seus direitos e em casos de problema, procure um advogado.

  • Sobre o autorAtuante em direito Civil, Trabalhista e Médico e da Saúde.
  • Publicações44
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-carencia-de-24-horas-para-procedimentos-de-urgencia-e-emergencia/635168598

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)