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6 de Maio de 2021

Medicina x TikTok (e Reels)

É permitido o uso desta ferramenta?

A relação do médico com o aplicativo TIKTOK vem tomando grandes proporções, uma vez que o uso do aplicativo para a autopromoção vem ganhando espaço, porém, assim como dito em outras publicações que faço, a publicidade feita por este tipo de profissional da saúde é MUITO restrita.

O CFM veda basicamente tudo, ficando o médico muito sujeito a denúncias em seu conselho de classe em diversas situações.

Neste momento, o TIKTOK vem sendo utilizado pelos médicos para fazer publicidade, entretanto não há vedação expressa a respeito, tanto é assim que o apenas o Conselho Regional de Medicina de Rondônia emitiu um alerta informando que “Constitui falta de ética anúncios em redes sociais onde médicos, utilizando-se da condição de médico, aparecem em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações.”, fazendo referência direta ao uso da ferramenta Reels do Instagram e do TIKTOK.

A grande preocupação dos conselhos de medicina é que a figura do médico não fique exposta ao ridículo, bem como evitar a mercantilização da profissão. Fato é que com o aumento dos números de faculdade de medicina, tem-se uma saturação do mercado e com a tecnologia, ferramentas como as redes sociais são usadas de maneira desenfreada.

Também é importante dizer que, em minha opinião, vejo pouquíssimos médicos fazendo textos ou vídeos informativos (o que é permitido). Colocam as restrições como uma barreira intransponível, o que não é verdade.

Entendo que a publicidade deve ter limites, havendo um enorme exagero em sua restrição, deixando o jovem médico refém péssimas oportunidades no mercado, o que para toda a classe, é ruim.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CE90iVyD6Zo/?utm_source=ig_web_copy_link

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